Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Receita

- Publicada em 11 de Fevereiro de 2016 às 15:42

Receita dá a receita

Recof/Sped - Regime de entreposto industrial
Recof/Sped - Regime de entreposto industrial
Foi publicada no DOU de 27 de janeiro de 2016, a IN RFB nº 1612, que lança uma nova modalidade de entreposto industrial, o Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado do Sistema Público de Escrituração Digital (Recof-Sped), ampliando substancialmente o rol de empresas que podem se beneficiar do regime. O novo modelo é uma evolução do Recof, implementado em 1997 pelo Decreto nº 2.412. Este regime permite que a empresa beneficiária importe ou adquira no mercado doméstico insumos para o seu processo produtivo, industrialize os seus produtos finais e os exporte, sem realizar o pagamento de tributos nessas etapas. Também é possível vender, sem a cobrança de multas ou juros, parte da produção ou parte dos insumos importados no mercado brasileiro, sendo necessário efetuar o recolhimento dos tributos devidos após a concretização das vendas. Isto propicia um significativo adiamento do pagamento dos tributos, o que alivia o fluxo de caixa das empresas. A vantagem está relacionada à simplificação de procedimentos e redução do custo de implementação e manutenção do regime. Dentre os critérios para habilitação e fruição do regime, destaca-se que a empresa interessada deve exportar pelo menos 80% do valor importado a cada ano, sendo no mínimo US$ 5 milhões em exportações anuais, industrializar pelo menos 80% os insumos importados ou adquiridos no mercado interno sob amparo do regime, e estar em dia com as obrigações da EFD.
Para utilização do Recof-Sped, é preciso solicitar previamente uma habilitação à RFB. Os formulários e procedimentos para habilitação serão divulgados em até 90 dias do lançamento do regime, com o objetivo de permitir que as empresas comecem rapidamente a se beneficiar.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO