Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

A voz do Pastor

- Publicada em 20 de Janeiro de 2016 às 17:31

Nossa Senhora dos Navegantes

Aproxima-se a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Esta é, certamente, a maior expressão de devoção popular da cidade de Porto Alegre.
Aproxima-se a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Esta é, certamente, a maior expressão de devoção popular da cidade de Porto Alegre.
A devoção à Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida por imigrantes portugueses e açorianos que aqui encontraram um pedaço de chão onde puderam começar vida nova. Sua origem remonta ao período das cruzadas, quando portugueses e espanhóis, ao cruzarem os mares, especialmente em direção à Terra Santa, invocavam a proteção da Virgem Santíssima.
Com a chegada dos imigrantes vindos do Velho Continente, esta devoção se espalhou pela costa brasileira, especialmente na região Sul. A Senhora dos Navegantes é invocada também como padroeira dos viajantes.
Atualmente, esta devoção é marcada por forte sincretismo religioso. Entretanto, há de se ressaltar que tal manifestação expressa confiança nessa figura de mulher que recorda o que de melhor o ser humano traz em si e deseja para si. Sem dúvida, ela representa um modelo para todos nós!
No dia 2 de fevereiro, muitos porto-alegrenses se comprimem nas ruas por onde passa a procissão. Do Santuário de Nossa Senhora do Rosário até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, uma multidão caminha, rezando, cantando, louvando, agradecendo àquela que é considerada a padroeira dos navegantes e dos viajantes.
A maioria absoluta dos devotos não mais atravessa mares. Todos, no entanto, se sabem itinerantes, caminhantes, navegantes nos "mares" da vida. Por estarem cientes de desafios, percalços, dificuldades, possibilidades e fragilidades pessoais, colocam-se sob a proteção de Nossa Senhora.
A imagem é carregada, seguida, acompanhada, contemplada. O que se passa na intimidade de cada participante da procissão pertence ao segredo de cada um. Pode-se, porém, considerar que, conscientes ou não, todos desejam proteção, para que a "embarcação" da vida percorra serenamente os mares da história até chegar tranquilamente ao porto da eternidade.
O Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes é mantido por uma associação de fiéis, reconhecida publicamente como "Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes". O que é uma associação de fiéis? Assim explica o direito canônico: "Na Igreja existem associações, distintas dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, nas quais os fiéis, clérigos ou leigos, ou conjuntamente clérigos e leigos, se empenham, mediante esforço comum, para fomentar uma vida perfeita, ou para promover o culto público ou a doutrina cristã, ou para outras obras de apostolado, isto é, iniciativas de evangelização, exercício de piedade e caridade, e animação da ordem temporal com espírito cristão" (Can 298, § 1º ).
Uma irmandade se caracteriza, segundo a visão canônica, como uma associação de fiéis que se dedica ao exercício de piedade e caridade, possuindo reconhecimento público. Atualmente, além de promover o culto a sua padroeira, a Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes mantém o Abrigo Beneficente Monsenhor Felipe Diehl, onde muitos encontram tanto um lugar para repousar como o necessário para se alimentar, ou seja, a hospitalidade. A hospitalidade é uma obra de misericórdia!
A manutenção do abrigo se dá através da generosidade de benfeitores e entidades amigas, das parcerias com o poder público e dos dividendos da Festa de Navegantes. Trata-se de uma longa história de caridade, no serviço àqueles que a sociedade abastada não quer ver, nem por eles se corresponsabilizar.
Neste "Ano da Misericórdia", nós, porto-alegrenses, devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, a invocamos pedindo-lhe a graça da ternura, da solicitude e das presteza que a distinguem, a fim de compreendermos ainda melhor que a "misericórdia para com os famintos, os pobres e os que sofrem é a chave do céu".
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO