Porto Alegre, ter�a-feira, 02 de fevereiro de 2016. Atualizado �s 19h26.
Nossa Senhora dos Navegantes (feriado em Porto Alegre). Dia do Agente Fiscal.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
25°C
28�C
21�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9860 3,9880 0,65%
Turismo/SP 3,8500 4,1900 0,47%
Paralelo/SP 3,8500 4,1900 0,47%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Cinema Not�cia da edi��o impressa de 03/02/2016. Alterada em 02/02 �s 20h26min

Filho de Saul exibe o inferno de Auschwitz

SONY PICTURES/DIVULGA��O/JC
Filme h�ngaro Filho de Saul entra em cartaz amanh�

Ricardo Gruner

Grande favorito ao Oscar de melhor filme estrangeiro, Filho de Saul entra em cartaz na Capital gaúcha na quinta-feira e com uma trajetória já vitoriosa. A produção, de origem húngara, levou o Globo de Ouro na mesma categoria e ainda foi condecorada no Festival de Cannes do ano passado.
Na cidade francesa, a pesada história de um judeu em Auschwitz recebeu o Grande Prêmio do Júri e o destaque da Federação Internacional de Críticos de Cinema, entre outras honras. A badalação é justificada: a narrativa, dirigida por László Nemes, apresenta uma jornada extremamente pessoal, mas destaca tudo que houve de mais revoltante no nazismo sem deixar de salientar a compaixão como uma esperança.
O enredo é simples e indigesto. Saul (papel do poeta Géza Röhrig, excelente) é um dos prisioneiros locais forçados a integrar o Sonderkommando - grupo formado por presos judeus que foram isolados e obrigados a auxiliar os nazistas. Entre as tarefas que o protagonista e seus colegas cumprem estão atividades ligadas às estruturas e mecanismos utilizados pelos soldados para extermínio.
Um dia, enquanto trabalha em um dos crematórios, o personagem se depara com um menino no leito de morte. A partir daí, encara o cadáver como se fosse o corpo de um filho seu e parte em uma jornada para promover a ele um enterro digno - com a presença de um rabino para recitar o Kadish.
Os bastidores do filme envolvem uma observação pessoal do diretor, que, em suas próprias palavras, "sempre achou longas-metragens sobre os campos de concentração frustrantes". Na sua visão, os produtores frequentemente buscam construir histórias de sobrevivência e heroísmo, mas recriam uma concepção mítica do passado. Como resposta, o cineasta optou por uma narrativa tão específica em forma quanto em conteúdo.
O desconforto do espectador em relação ao tema ganha acréscimo devido a uma série de opções técnicas presentes em todo o longa-metragem. A câmera posiciona-se atrás de Saul, na altura de seus ombros, e as andanças do protagonista são vistas em uma razão de aspecto que não privilegia a horizontalidade.
Como resultado, o espectador se vê como um colega do homem, percorrendo junto com ele os corredores do inferno e sentindo suas limitações. Através de planos fechados, a claustrofobia se mistura com o medo do que ou de quem pode estar ao seu lado. E, apesar do objetivo de Saul ser claro, o ambiente de Auschwitz torna sua saga imprevisível.
Ao propor essa abordagem sobre um personagem único, László Nemes não se debruça sobre outras questões morais - embora elas apareçam dentro do contexto destacado. Nesse sentido, Filho de Saul até esboça um diálogo com outro filme do Leste europeu que concorreu ao Oscar: o austríaco Os falsários (2007) - o qual também foca em judeus que tiveram de cooperar com o nazismo em um campo de concentração.
No longa-metragem húngaro, entretanto, quase não aparecem discussões explícitas - apenas fatos iminentes ou em pleno acontecimento. Como o personagem-título está quase 100% dedicado à sua missão, as ideias de seus companheiros de prisão surgem através de decisões ao invés de reflexões.
Escrito pelo cineasta ao lado de Clara Royer, o roteiro não perde força por abordar uma jornada pessoal. Com o reforço de uma série de planos-sequências, o enredo se torna uma experiência cinematográfica eficiente e perturbadora. Em algumas passagens, pilhas de corpos e assassinatos são vistos rapidamente como pano de fundo, em uma denúncia do quão corriqueira era a violência naquela realidade. Por outro lado, a luta de Saul, que arrisca a sua vida por um menino já falecido, denota a nobreza da luta por dignidade.
Na temporada de prêmios, o longa-metragem concorre também a um destaque do Directors Guild of America - na categoria de melhor diretor estreante, disputada também pelo brasileiro Fernando Coimbra (responsável por O lobo atrás da porta). Os vencedores serão anunciados no dia 6 de fevereiro.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Gravata� ter� cinema a partir de mar�o Irm�s A 5� onda

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo