Porto Alegre, quinta-feira, 14 de janeiro de 2016. Atualizado �s 21h34.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
23°C
31�C
20�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9970 3,9990 0,29%
Turismo/SP 3,6500 4,2200 1,19%
Paralelo/SP 3,6500 4,2200 1,19%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Giro R�pido Vinicius Ferlauto


Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 15/01/2016

Drag�o sobre rodas

A inflação brasileira em 2015 foi ainda mais cruel com os proprietários de automóveis. A Inflação do Carro, medida pela Agência Autoinforme, fechou o ano passado com a maior alta desde 2003, índice de 12,92%, superior ao registrado pelo IPC da Fipe no período. Como era de se esperar, os combustíveis foram os grandes "vilões": itens que mais pesam no bolso do motorista (cerca de 30% de todo o gasto com o carro), gasolina e álcool tiveram aumentos recordes, respectivamente, de 19,4% e de 29,4% em 2015. Por outro lado, os impostos aliviaram um pouco a situação. Sem a obrigatoriedade da inspeção veicular e com o IPVA mais baixo em função da queda de preço do carro usado, houve uma queda de 8,98% no custo dos impostos de circulação no ano passado.

Ferrari independente

A Ferrari não faz mais parte da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Desde o dia 4 de janeiro, a marca italiana passou a ofertar, de maneira independente, suas ações na Bolsa de Milão, depois da conclusão de sua separação legal do grupo FCA. Porém, na prática, o controle acionário segue com a Fiat, cujos sócios mantiveram 80% das ações da Ferrari. Destas, 33,4% pertencem à família Agnelli. Piero Ferrari, filho do fundador da marca, detém outros 10%.

Financiamentos

Em 2015, foram financiados 5.311.872 veículos no Brasil, 2.338.574 unidades novas e 2.973.298 usadas. O total significa uma queda de 16,9% em relação ao ano anterior. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames.

Marketing do futebol

Dando continuidade a uma estratégia mundial de incentivar o esporte, que incluiu o patrocínio da Copa do Mundo da Fifa 2014, a Continental Pneus adquiriu os "naming rights" das edições de 2016 a 2018 da Copa do Brasil. O investimento é o maior da companhia alemã em uma propriedade do esporte brasileiro.

Conexão carro-casa

A Ford apresentou uma tecnologia que avança em mais um campo da conectividade, ao permitir que os carros da marca se comuniquem com as casas "inteligentes" por intermédio dos dispositivos de automação doméstica. Usando o sistema multimídia Sync do veículo, fica possível acender e apagar luzes, acionar o ar-condicionado, ativar ou desativar sistemas de segurança, abrir e fechar portas, entre outros equipamentos de casa, tudo por comando de voz de dentro do carro. Mostrada em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante uma feira mundial de tecnologia, essa conexão é possível graças ao desenvolvimento dessas casas "inteligentes", dotadas de uma nova geração de equipamentos domésticos de última geração. Uma recente pesquisa indicou que metade dos consumidores na América do Norte pretende comprar pelo menos um produto doméstico "inteligente" em 2017.

Nissan Kicks nacional

Com um investimento de R$ 750 milhões, a Nissan fabricará o novo crossover compacto Kicks em seu complexo industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Após o início da operação, a empresa prevê contratar 600 novos funcionários e iniciar o segundo turno de produção na unidade. Inaugurada em 2014, a fábrica atualmente produz os modelos compactos March e Versa. Falando no Versa, em seu primeiro ano como veículo nacional, o sedã compacto ampliou as vendas no mercado brasileiro em relação à versão importada do México. Ele totalizou 16.128 unidades entre abril, mês que começou a ser emplacado, e dezembro de 2015, contra 12.937 do mesmo período do ano anterior, um crescimento de 25%.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Intelig�ncia automotiva
Depois de inaugurar, em abril, o Polo Automotivo Jeep em Goiana (PE), a FCA - Fiat Chrysler Automobiles - decidiu instalar no Brasil seu mais novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inova��o e Engenharia Automotiva, que ficar� tamb�m em Pernambuco

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo