Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 09 de Dezembro de 2015 às 17:21

O fracasso da reforma política e a crise institucional

Tenta-se mudar de assunto, mas a pauta diária, há meses, é sempre a política. Não no que ela tem de melhor, a busca de soluções para os problemas através do diálogo e a convergência doutrinária para o que, realmente, interessa ao Brasil.
Tenta-se mudar de assunto, mas a pauta diária, há meses, é sempre a política. Não no que ela tem de melhor, a busca de soluções para os problemas através do diálogo e a convergência doutrinária para o que, realmente, interessa ao Brasil.
No entanto, o rompimento de fato do vice-presidente Michel Temer (PMDB) com a presidente Dilma Rousseff (PT) escancarou aquilo que se desconfiava, ou alguns sabiam plenamente: o irreconciliável convívio do governo com o partido que tem sido o fiel da balança há anos, porém jamais conseguiu, diretamente, eleger um presidente da República.
E depois da ampla divulgação da carta de Temer, presidente do PMDB, para Dilma, os mais argutos analistas da cena política julgam que a briga pelo poder está lançada, via o prosseguimento do pedido de impeachment da presidente.
Agora, tanto o Conselho de Ética como uma decisão de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) retardaram, de novo, o processo de impeachment e o julgamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Lastimável a confusão parlamentar, eis que o País tem que, pelo menos, concluir o ajuste fiscal do ortodoxo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a fim de que consigamos ter um pouco mais de previsibilidade econômica.
Para 2016, é algo inalcançável para quase todos os economistas. O excesso de partidos e os múltiplos interesses em jogo não permitiram, ainda, que se vislumbre uma solução. Além disso, há quem questione se a eventual saída de Dilma será mesmo solução e para o quê.
A presidente, antes da confusão em que foi envolvida, andou entusiasmada com a possibilidade de discutir a mudança da política brasileira.
Contatos com integrantes do STF, então, assegurariam a presença do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, na formulação. Assim, todos os Poderes colaborariam naquela que foi chamada até de "a mãe das reformas".
Certamente que essa é uma questão mais do Legislativo, mas é fundamental saber até aonde será possível avançar na mudança da Constituição e na alteração da legislação infraconstitucional. É preciso permanentemente conversar com o Judiciário e o Executivo.
O fracasso das tentativas de reforma política, inclusive neste ano, é creditado ao fato de que nunca se envolveu, num esforço único, todos os Poderes da República. Então, essa seria uma oportunidade de fazê-lo de fato, tendo em vista que, com o modelo atual, acabamos em uma crise institucional, com os presidentes do Executivo e Legislativo sendo questionados.
Há consenso na sociedade de que é preciso fazer uma reforma política. O clamor é geral: temos que ditar novas regras para a criação de partidos políticos e organizar o espectro que pulverizou a criação de siglas sem que elas tenham um matiz ideológico firme e, principalmente, quadros para aspirar sequer uma pequena prefeitura interiorana, quanto mais governar o Brasil ou um estado.
Alguns dirão que esse é um pensamento autoritário e antidemocrático. Mas está baseado na realidade cotidiana que vemos imperar em quase todos os estados.
Além disso e simultaneamente, o presidente ou o governador que não tiver uma ampla, sólida e disciplinada base parlamentar dificilmente conseguirá levar adiante seus desideratos administrativos. Começando pela reforma política. Por tudo isso, os executivos acabam reféns do modelo de presidencialismo de coalizão.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO