Prefeito de Porto Alegre, Jos� Fortunati, destaca projetos como o POAdigital, o Simplificar e outros Prefeito de Porto Alegre, Jos� Fortunati, destaca projetos como o POAdigital, o Simplificar e outros Foto: ANTONIO PAZ/JC

A cidade como um ambiente criativo

Entrevistamos o prefeito de Porto Alegre, Jos� Fortunati, para saber quais as a��es empreendedoras na gest�o da capital

Atualizado em 31/12/2015 08:58

O empreendedorismo na cidade de Porto Alegre, em 2015, ganhou protagonismo devido a diversas iniciativas promovidas por diferentes setores da sociedade. Pela esfera pública, pedimos para que o prefeito José Fortunati detalhasse como o assunto foi (e deve continuar sendo) tratado.
GeraçãoE - O que foi feito pelo ambiente empreendedor da cidade?
José Fortunati - No ano de 2015, não medimos esforços para qualificar o ambiente empreendedor da nossa cidade. Sem dúvida, foi um ano de muitas conquistas. Lançamos o portal POAdigital, que vem se consolidando como referência para os nossos empreendedores inovadores, servindo inclusive de inspiração para outras cidades; iniciamos, em parceria com a Endeavor e o governo do Estado, o projeto Simplificar, que vai reduzir o tempo para abertura e fechamento de empresas; desenvolvemos o Health Hub Porto Alegre, que busca conectar, fomentar e gerar oportunidades dentro do nosso ecossistema de saúde; colocamos muita energia no desenvolvimento do projeto de revitalização do 4º Distrito (4D), que, muito em breve, entrará na fase de implementação; fortalecemos o apoio a todos os segmentos da chamada economia criativa por meio do Gabinete de Inovação (Inovapoa). Não posso deixar de citar também o aspecto da modernização como a digitalização de processos urbanísticos e o alvará eletrônico.
GE - O que ainda pretende fazer em 2016?
Fortunati - A construção de uma Porto Alegre empreendedora exige ainda mais. Em 2016, pretendemos seguir firme em nosso propósito. Projetos como Simplificar, Health Hub Porto Alegre e 4D devem estar em plena execução. Além disso, estamos trabalhando em novos marcos regulatórios. Tudo com um olhar muito atento nas startups e na economia criativa.
GE - Como estimular o empreendedorismo no setor público?
Fortunati - Mais do que nunca, o espírito empreendedor é um diferencial competitivo em qualquer segmento, e no setor público não é diferente. Na minha equipe, procuro estimular isso. Se formos analisar os projetos que citei anteriormente, todos nos permitem estimular a vocação empreendedora dos nossos servidores. Destaco o Caminho do Gol, um projeto que foi destaque da Copa do Mundo e que, sem dúvida, é uma iniciativa empreendedora, criativa e inovadora proposta por nossos servidores.
GE - Quais as suas experiências empreendedoras?
Fortunati - Empreender significa realizar, executar. E quem me conhece sabe que isso sempre fez parte da minha vida. Lembro de quando morava em Flores da Cunha e para ganhar algum dinheiro montava caixinhas de uva que seriam usadas para armazenar o resultado da colheita. Aquele era o meu negócio e de alguns amigos de infância.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais