Sobre o Autor
 MARCAS DE QUEM DECIDE 2015 - RAFAEL TERRA  - CR�DITO JEAN JORIS  Foto: JEAN JORIS/DIVULGA��O/JC

Rafael Terra

CEO da Fabulosa Ideia e professor de MBAs de diversas institui��es

F�rias, calor, praia e a foto no Instagram: a��es devem flertar com o veranista

Foi-se o tempo em que o verão era sinônimo de "se desconectar". Férias, calor e praia continuam sendo as palavras de ordem. Contudo, sem uma bela foto no Instagram, o passeio não estará completo. Temos a necessidade de compartilhar com o outro a nossa felicidade. As redes sociais e os smartphones só potencializaram esse comportamento.
Um estudo publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos comprova que aumenta nossa dopamina - substância química vinculada aos sentimentos de prazer - quando uma publicação nossa ganha likes no Facebook. Sendo assim, as marcas que quiserem ser relevantes neste verão terão de dar protagonismo em suas ações ao veranista. E, sobretudo, flertar com as características das plataformas móveis e os mecanismos de busca.
Não devemos ficar presos em planejamentos de longo prazo e, sim, estarmos atentos ao real time. Se seu evento aconteceu hoje, publique as fotos hoje. Amanhã, o consumidor já está em outra vibe. Suas ações terão mais sucesso se colocar o internauta no centro da ação. A melhor forma de engajar alguém é falar sobre este alguém. É a cultura do selfie.
Outro ponto a destacar quando falamos de marketing e verão é que as pessoas estão mais relaxadas, dispostas a interagir e produzir conteúdo em imagem, principalmente para Instagram e Facebook. Coloque a sua marca nesta onda.
Hoje, uma indicação, uma foto espontânea sobre uma empresa é o marketing mais efetivo que existe, pois acreditamos mais em nossos amigos do que em logos. Crie concursos culturais em torno de um tema do verão, estimule o check-in dentro do seu negócio, dê motivos para falarem do seu produto ou serviço. Sem estímulo, as chances diminuem. Marketing é educação.
Um bom exemplo é a campanha Anúncio protetor, feita para a Nivea, que ganhou o prêmio máximo da categoria Mobile no Grand Prix de Cannes em 2014. A ação unia on-line com off-line, e era útil, ajudava o consumidor naquele momento. Encartada em anúncio impresso da revista Veja Rio, trazia uma pulseira destacável com um código que, sincronizada a um app, permitia monitorar a distância que a criança estava dos pais. E quando o pequeno ultrapassava o limite estabelecido, um alerta era emitido.
Não esqueça que todo roteiro de verão inicia nos mecanismos de busca. Hoje, temos o Google como líder absoluto no Brasil, seguido do YouTube. Garanta que seu negócio esteja nas primeiras posições. Pois 90% dos acessos na web ficam na primeira página. Você só conseguirá isso gerando conteúdo. O Google lê palavras e se sua empresa não se comunica, ela não será encontrada.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 0 )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Mostre seu Negócio