Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Dezembro de 2015 às 18:55

Revolução de Veludo I


CI/DIVULGAÇÃO/JC
O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Honorário em Porto Alegre promovem, a partir de sexta-feira, no Memorial do Rio Grande do Sul, a exposição do fotógrafo Oldich Skácha sobre o presidente Václav Havel, último presidente da Tchecoslováquia do regime soviético e o primeiro da República Tcheca. Nesta foto, Havel está ao lado dos Rolling Stones.
O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Honorário em Porto Alegre promovem, a partir de sexta-feira, no Memorial do Rio Grande do Sul, a exposição do fotógrafo Oldich Skácha sobre o presidente Václav Havel, último presidente da Tchecoslováquia do regime soviético e o primeiro da República Tcheca. Nesta foto, Havel está ao lado dos Rolling Stones.

Revolução de Veludo II

Para quem se interessa pela história do Leste Europeu, o escritor, dramaturgo e intelectual de direitos humanos Václav Havel fez uma das mais notáveis transições do regime comunista para o capitalista, sem os traumas dos países vizinhos com sua "Revolução de Veludo".
 

Em liquidação

Por mais que se entenda os motivos, simplesmente soa estranhíssimo quando a Petrobras informa, desde 2014, seu "plano de desinvestimento" de US$ 15,1 bilhões para o biênio 2015/2016. É mais ou menos como uma família informar que está vendendo quase tudo que está dentro de casa.
 

De volta

 Sessão da Câmara de Porto Alegre.     na foto: E/D- Mario Manfro e João Derly

Sessão da Câmara de Porto Alegre. na foto: E/D- Mario Manfro e João Derly


MARCO QUINTANA/JC
O deputado federal João Derly (Rede) visitou ontem a Câmara Municipal de Porto Alegre, onde atuou como vereador até o final de 2014. Ele teve uma conversa ao pé do ouvido com o novo correligionário, vereador Mario Manfro. O detalhe é que, apesar de vários quadros da Rede terem se declarado contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-comunista Derly vibrou com a aprovação da comissão na Câmara dos Deputados. E Manfro, ex-tucano, também quer o afastamento da petista.
 

O chef Sperotto

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, apresentou ontem balanço do setor primário (matéria na página 9) e promoveu confraternização de fim de ano com a imprensa. O cardápio do almoço é, na opinião de muitos jornalistas, de primeira tem até feijão com arroz, pudim e ambrosia na sobremesa.
 

Banco de Alimentos

Tomou posse ontem, no Galpão Crioulo da Celulose Riograndense, a nova diretoria da Rede de Bancos de Alimentos de Guaíba. A entidade atua como gerenciadora de desperdícios faz a coleta e posterior distribuição para instituições beneficentes. Desde que entrou em operação, há nove anos, o Banco de Alimentos da cidade conta com uma sede patrocinada pela indústria de celulose guaibense.
 

Tô nem aí

Pouca gente no protesto contra o impeachment, apesar da presença de entidades com grande poder de aglutinação como os sindicatos; pouca gente no movimento a favor do impeachment, apesar da mobilização pelas redes sociais e a baixa popularidade do governo federal. Motivo: a população está de saco cheio, sem ânimo.
 

O Brasil de 2015...

Com o salto abrupto do índice do desemprego, inflação alta e teimosa, a nau fazendo água, mais o delicado momento político-constitucional, a questão é saber se qualquer fagulha pode incendiar o paiol. Sempre pode. É a velha história da fagulha certa na hora certa na pólvora certa. Nesse caso, o imponderável vira ponderável.
 

...e o dos anos 1980

Durante o governo José Sarney, anos 1980, a inflação anual chegou a 2.400%, com greves diárias. Perguntado se acreditava em ruptura social, o experiente embaixador dos EUA no Brasil, Diego Asensio, disse que um país corre mais riscos de convulsão social quando está saindo de uma crise, não quando está nela. Se ainda vale para os tempos de hoje não se sabe.
 

Carro ou táxi...

Compras de final de ano de carro podem ser uma roubada. Mas ir de táxi também não é garantido, a demanda nesta época é muito grande. Mesmo com a crise, os estacionamentos dos shoppings costumam lotar. Deixar na rua cai na mão dos flanelinhas ou dos lalaus.
 

...eis a questão

Em certas horas do Natal e na virada do ano, conseguir um táxi é muito difícil e deverá acontecer o mesmo com o Uber. Além da questão segurança na noite e na madrugada, há um perigo extra que vem crescendo: bêbados ao volante. Aí é literalmente para matar
 

Miúdas

  • PRESIDENTE Dilma perdeu o investment grade do vice-presidente Michel Temer (PMDB).
  • TODA segunda-feira, a imprensa diz que a semana será decisiva para o governo.
  • ÍNDICE de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro perder para o de Sri Lanka é deprimente.
  • CRESCIMENTO baseado no consumo puro e simples agora mostra a face Mister Hyde, de O Médico e o Monstro.

Finais

  • EMPRESA Brasileira de Correios e Telégrafos lançou carimbo comemorativo, selo personalizado e réplica do carimbo em homenagem aos 50 anos da CDL Caxias. Jornalista José Luiz Prévidi lançou o livro de ficção "Quer fazer um programa?".
  • ECONOMISTAS Júlio Miragaya e Odisnei Béga foram eleitos presidente e vice do Conselho Federal de Economia.