Porto Alegre, segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. Atualizado �s 19h18.
Dia do Atleta.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
ND
31�C
22�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 4,0220 4,0240 1,89%
Turismo/SP 3,7500 4,1700 1,45%
Paralelo/SP 3,7500 4,1700 1,45%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Cinema Not�cia da edi��o impressa de 22/12/2015. Alterada em 21/12 �s 18h27min

Destino tra�ado em Macbeth: ambi��o e guerra

DIAMOND FILMS/DIVULGA��O/JC
Michael Fassbender protagoniza Macbeth - ambi��o e guerra

Ricardo Gruner

Em certo momento de Macbeth: ambição e guerra, o ator Michael Fassbender (de Shame e 12 anos de escravidão) diz estar com a cabeça cheia de escorpiões. Embora impactante, a frase nem precisaria ser dita: é visível a loucura febril do personagem-título, interpretado hipnoticamente pelo artista. Com estreia nesta quinta-feira, véspera de Natal, o longa-metragem dirigido por Justin Kurzel apresenta uma versão peculiar - e às vezes difícil - para a peça de William Shakespeare.
Exibido no Festival de Cannes deste ano, quando concorreu à Palma de Ouro, a adaptação cinematográfica promete uma narrativa pouco convencional desde as primeiras cenas. Macbeth é visto em campo de batalha - mas a violência contrasta com a câmera lenta e um incômodo silêncio.
Já levado às telonas anteriormente por nomes que são referência na sétima arte, como Akira Kurosawa, Orson Welles e Roman Polanski, o enredo acompanha uma tragédia anunciada. Na Escócia medieval, o protagonista encontra um grupo de bruxas que prevê para ele um caminho pelos mais altos escalões. Destino semelhante é antecipado para seu companheiro Banquo (Paddy Considine) - ele não se tornará rei, mas dará origem a uma linhagem real. O último e catalisador agente da trama é Lady Macbeth (Marion Cotillard, de Piaf), uma mulher ambiciosa que pretende garantir a presença do marido no topo.
A partir deste quadro, o diretor australiano desenvolve uma obra que foca principalmente no sentimento de culpa e em uma espécie de trauma pós-guerra. São as consequências psicológicas da violência que interessam ao cineasta, e não o derramamento de sangue em si.
Lento, escuro e frequentemente sussurrado, o longa-metragem aposta na imersão do público na mente do protagonista. Para isso, mantém grandes trechos de texto original - apresentados em monólogos pomposos que ora se misturam visualmente com cenas seguintes e ora remetem a um certo teatralismo. O artifício funciona para fazer os dois atores principais provarem que são alguns dos melhores de sua geração: só no olhar, a dupla já revela a tormenta na alma de seus personagens.
Não à toa, há um clima de ressaca que permeia parte da narrativa e o ar contemplativo devem-se ao fato do protagonista e daqueles que o cercam ainda digerirem acontecimentos importantes. A direção de arte e o design de produção do longa-metragem cooperam para evidenciar as transformações através da paleta de cores destacada - que vai de um cinza sem vida até um vermelho alaranjado.
E se a estética é um dos pontos fortes do longa-metragem, com cenários grandiloquentes que dialogam com os conflitos de Macbeth, o mesmo não se pode dizer a respeito do ritmo do roteiro. Elaborado a seis mãos por Jacob Koskoff, Michael Lesslie e Todd Louiso, o texto é um tanto modorrento, principalmente porque há cenas longas que apenas reforçam ideias ou nuances (em vez de apresentar novas situações ou paradigmas).
Fora a participação em Cannes, Macbeth: ambição e guerra (mais um exemplar a ter subtítulo desnecessário em português) teve uma recepção mista no circuito de premiações. A obra concorre ao British Independent Film Awards em seis categorias, inclusive nas principais, mas foi totalmente ignorada pelo Globo de Ouro.
Mesmo assim, parece que Michael Fassbender, Marion Cotillard, Justin Kurzel e Michael Lesslie ficaram satisfeitos com o trabalho em conjunto. O quarteto retomou a parceria em Assassin's Creed, já em fase de pós-produção. Com previsão de estreia em 2016, o filme inclui o trabalho de mais dois roteiristas e é uma adaptação do jogo de videogame homônimo.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Labirinto de mentiras Pai, patr�o
O diretor Pablo Trapero, um dos nomes destacados do cinema argentino, aprecia decifrar enigmas propostos pelas complexidades criadas pela realidade
Labirinto de mentiras O cheiro da gente

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo