Roberta Fofonka

Foco no conteúdo, não importa a plataforma

Roberta Fofonka

Os jornalistas Clarissa Barreto e Sebastião Ribeiro estão à frente da Cartola Conteúdo, empresa pioneira da nova geração de agências de conteúdo de marca no País.
Os jornalistas Clarissa Barreto e Sebastião Ribeiro estão à frente da Cartola Conteúdo, empresa pioneira da nova geração de agências de conteúdo de marca no País.
A ideia surgiu da junção de cinco jornalistas aptos a pensar num novo modelo de negócio, com o objetivo de contar histórias.
No início, em 2009, a Cartola fez grandes coberturas, como eleições e tragédia da boate Kiss para veículos relevantes como O Globo, UOL, Veja, IstoÉ, Época e Terra.
"Começamos prestando mais serviços jornalísticos que de conteúdo", conta Clarissa.
Hoje, a agência produz principalmente conteúdo patrocinado em parceria com portais, redes sociais de grande e médio porte e publicações especiais, como livros e revistas.
Ou seja, trabalho editorial e jornalístico, com o diferencial de não prestar o serviço de assessoria de imprensa, como é comum das agências.
Para inspirar outros empreendedores, Clarissa conta um pouco da história e de como a empresa tem sido gerenciada ao longo dos anos:
>> A Cartola surgiu de uma inquietação. "Nos perguntávamos como poderíamos tornar os frilas mais profissionais, num mercado que claramente estava em transformação", aponta.
>> "Percebemos à época que o conteúdo de marca estava engatinhando no Brasil e ali tínhamos uma oportunidade", afirma Clarissa.
>> Atenção ao mercado em que você está inserido, portanto, é essencial.
>> Fique ligado: com um olhar apurado, podem surgir brechas valiosas.
>> A grande lição da Cartola é a resiliência.
>> Como o foco é na produção de CONTEÚDO - assim, com letra maiúscula - nada impede que esteja em diferentes plataformas ou diferentes apresentações, conforme a necessidade e utilidade.
>> "A configuração atual da empresa pode ser apenas uma fase ou um estágio", complementa Clarissa.
>> "Em seis anos, aprendemos que no mercado de comunicação não é possível ter certezas definitivas. Mas sabemos que construímos um mercado e uma reputação que ainda não existiam no Estado e engatinhavam no Brasil", diz. Isso fez com que atualmente haja várias agências com um formato mais ou menos semelhante ao da Cartola.
Roberta Fofonka

Roberta Fofonka 

Roberta Fofonka

Roberta Fofonka 

Leia também

Deixe um comentário