Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Novembro de 2015 às 17:35

Confiança da indústria tem queda de 2,5% em novembro, aponta prévia da FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de novembro caiu 2,50% na comparação com o resultado final de outubro, de 76,2 pontos para 74,3 pontos, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de novembro caiu 2,50% na comparação com o resultado final de outubro, de 76,2 pontos para 74,3 pontos, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O resultado desta segunda-feira é o primeiro, entre as sondagens de confiança, divulgado conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0 - mudança anunciada pela instituição em outubro. "A queda do índice em novembro, em sua versão preliminar, foi determinada pela piora das expectativas em relação aos meses seguintes", informou a FGV, em nota oficial.
A prévia de novembro mostra que o Índice de Expectativas (IE) caiu 4,4 pontos ante outubro, de 77,9 pontos para 73,5 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) aumentou 0,7 pontos no período, de 74,8 pontos para 75,5 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria atingiu 74,7% em novembro, segundo a prévia divulgada pela FGV. O resultado, já livre de influências sazonais, é menor do que o apurado no dado final da sondagem de outubro, que foi de 74,9%.
Os dados anteriores a novembro foram revisados pela Fundação, que passou a realizar as sondagens de confiança a partir da Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2.0. A mudança foi anunciada em outubro.
A prévia dos resultados da pesquisa Sondagem da Indústria abrange a consulta realizada com 784 empresas no Brasil entre os dias 3 e 17 deste mês. O resultado final do levantamento referente a novembro será divulgado na próxima segunda-feira, dia 30.

Índice de Produção sobe para 44,6 pontos em outubro

A indústria teve um crescimento nas atividades. A pesquisa Sondagem Industrial, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o índice de evolução da produção ficou em 44,6 pontos no mês passado ante 42 pontos registrados em setembro. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, com valores abaixo de 50 indicando evolução negativa.
Segundo o levantamento, a utilização da capacidade instalada ficou estável em 66% pelo quarto mês consecutivo. A confederação ressalta que o percentual está sete pontos abaixo do registrado em outubro do ano passado. Segundo a CNI, é a maior diferença nessa comparação desde o início da série mensal, em janeiro de 2011.
A entidade destaca, entretanto, que o processo de ajuste de estoques verificado em setembro foi interrompido. No mês passado, o índice de evolução dos estoques ficou em 50,7 pontos. "O índice de evolução dos estoques aumentou, porém a distância do índice para a linha divisória de 50 pontos permanece inferior à margem de erro, ou seja, não indica claramente aumento dos estoques", afirma a pesquisa.