Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 04 de Novembro de 2015 às 18:21

Onde está Wally?


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
É mais que um poste, é um pássaro. O Urutau, ou ave-fantasma ou pássaro invisível, tem uma fantástica capacidade de mimetismo para se camuflar com vegetação que usa para pousar. Até estica o pescoço para dar mais veracidade ao disfarce. Fotografada em Itajubá, Porto Mauá, a ave nem pisca com barulho ou fotos com flash.
É mais que um poste, é um pássaro. O Urutau, ou ave-fantasma ou pássaro invisível, tem uma fantástica capacidade de mimetismo para se camuflar com vegetação que usa para pousar. Até estica o pescoço para dar mais veracidade ao disfarce. Fotografada em Itajubá, Porto Mauá, a ave nem pisca com barulho ou fotos com flash.

Carros roubados

Levantamento da corretora Bem Mais Seguro aponta que 16 carros são roubados por hora em seis capitais brasileiras, em média, Porto Alegre incluída. Estamos entregues às baratas. Levam o carro e deixam, além do prejuízo, um sentimento de impotência, desânimo e plantam a paranoia.

Doação de órgãos

O grupo Los 3 Plantados, formado pelos músicos gaúchos King Jim, Jimi Joe e Bebeto Alves, está participando de uma campanha de incentivo a doação de órgãos promovida pela Unicred Porto Alegre. Óbvio que os três músicos se submeteram a transplantes.

Postes de arroz

Um projeto desenvolvido pela AES Sul conquistou o Prêmio de Empreendedorismo Ambiental da Net Impact. O projeto premiado é o que utiliza a adição de fibras vegetais, uma mistura de cinzas das cascas de arroz, no lugar de cimento para fabricação de postes de concreto.

Médico de aldeia

Na Fronteira da Medicina: um médico no interior da Amazônia (editora Medianiz), o médico sanitarista e ex-secretário da Saúde Germano Mostardeiro Bonow narra sua experiência na década de 1960 na pequena e carente cidade de Benjamin Constant. Autógrafos hoje, às 20h, na Feira do Livro de Porto Alegre.

O ano que não termina

Com a greve dos petroleiros, a possibilidade de faltar combustível nos postos é perigo real e imediato, sem falar no gás. Na próxima segunda-feira, haverá o protesto dos caminhoneiros, e uma junção dos dois movimentos não pode ser descartada. Que ano! Que 2015 vá para o diabo que o carregue.

Os perseverantes

Em evento inusitado, a Paróquia Sagrada Família, em conjunto com outras entidades, vai celebrar, domingo às 18h, na Igreja Sagrada Família, na Cidade Baixa, a vida matrimonial perseverante de Porto Alegre, com missa e renovação dos votos matrimoniais dos casais com mais de 30 anos de casados.

Treinado para o crime

Depois dessa, não há mais butiás para cair do bolso: com uma linha amarrada ao rabo, um rato treinado levava drogas e até cartas de jogo de um pavilhão para outro do Presídio Barra da Grota, em Araguaína, Tocantins. Pombo correio vá lá, mas rato?

A Revolução da Degola I

Um livro interessante a ser lançado na Feira do Livro hoje, às 19h, pela Martins Livreiro, é Entrevista com o Caudilho - Um cowboy no Pampa, de Cassiano Fuga Cunha, com base na entrevista feita com os líderes da Revolução de 1893, a da Degola, pelo hoje respeitado jornalista norte-americano Ambrose Bierce.

A Revolução da Degola II

Para se ter uma ideia do morticínio, nos dois anos da Revolução Federalista, foram assassinados entre 12 mil a 15 mil pessoas, 5% da população masculina e 1,3% da população total do Estado à época, 900 mil habitantes. Na comparação, é mais que os 300 mil mortos da Guerra Civil da Síria em 2010.

Miúdas

  • TOMARA que caia, humorístico (?) da Globo, sai do ar. Caiu a ficha, porque a audiência despencou.
  • AUMENTOU o número de sem-teto com carrinhos. Circulam no leito da rua, com risco para eles e motoristas.
  • AUMENTOU também o número de políticos com projetos claramente voltados às eleições municipais de 2016.
  • UMA coisa a presidente Dilma Rousseff (PT) e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vão ter em comum: ambos vão pedir o mesmo milagre para Papai Noel.

Finais

  • PANVEL reuniu mais de 450 pessoas no Centro de Eventos do BarraShoppingSul para dar a largada oficial do Natal 2015.
  • ESPAÇO Corag (Caldas Jr., 261) sedia sábado/18h o encontro Quintana Vive-Alegre-te, reunindo escritores, estudiosos e amigos do poeta.