Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 22 de Outubro de 2015 às 16:18

Enem mobilizará 7,7 milhões no fim de semana

Neste fim de semana, 7,7 milhões de candidatos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no sábado e no domingo. As provas começarão 30 minutos depois.
Neste fim de semana, 7,7 milhões de candidatos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no sábado e no domingo. As provas começarão 30 minutos depois.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, os testes estarão focados nas áreas de Linguagens, Matemática e na prova de redação. O candidatos terão quatro horas e meia para resolver as questões no primeiro dia, e cinco horas e meia no segundo.
Durante a semana, o Ministério da Educação (MEC) alterou o local de prova de 3.458 candidatos. No Estado, foram afetados os inscritos que fariam provas em Eldorado do Sul e Porto Alegre devido às enchentes que afetam o Rio Grande do Sul. Nas cidades de São Lourenço e Sabará, em Minas Gerais, Laranjal do Jari e Macapá, no Amapá, Abaetetuba, no Pará, e Conceição do Café, na Bahia, a mudança ocorre devido a problemas de infraestrutura. Ciente de que alguns alunos poderão se confundir, o MEC vai disponibilizar veículos para fazer o transporte até o novo local das provas.
Além das mudanças, os estudantes precisam ficar atentos aos itens obrigatórios. O candidato precisa apresentar um documento de identificação original com foto. Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento, é necessário ter um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias. Outro item essencial é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. Se o candidato usar caneta com tinta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode não funcionar. É recomendável, ainda, que o estudante leve o cartão de confirmação de inscrição.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirma que a pasta adotou medidas para garantir a segurança do exame e evitar possíveis fraudes. Ao todo, 60 batalhões do Exército estão escalados para fazer a segurança das provas. "Os malotes são montados com todo rigor e controle, e cada um deles tem cadeado eletrônico", comentou. Policiais e seguranças também devem fazer a escolta dos Correios durante a distribuição dos malotes aos locais de prova. 
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul, passou a adotar o Enem como única forma de ingresso este ano, unindo-se à Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), à Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO