Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 29 de Outubro de 2015 às 20:57

O Poderoso Chefão


CPM/DIVULGAÇÃO/JC
Os filmes todo mundo viu, a receita fez parte de um deles, preparada na casa em que os Corleone se refugiavam, em meio a uma guerra com famílias rivais. Ela foi reproduzida pelo cinéfilo Alvaro Pacheco Filho no jantar do Juvenil Club Gourmet, segunda-feira, e vai bem para reunir os amigos neste feriadão.
Os filmes todo mundo viu, a receita fez parte de um deles, preparada na casa em que os Corleone se refugiavam, em meio a uma guerra com famílias rivais. Ela foi reproduzida pelo cinéfilo Alvaro Pacheco Filho no jantar do Juvenil Club Gourmet, segunda-feira, e vai bem para reunir os amigos neste feriadão.
Polpettones ao sugo
ingredientes (quatro porções)
  • 500g de patinho moído duas vezes
  • xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de cebola ralada
  • xícara (chá) de água
  • xícara (chá) de azeite
  • farinha de rosca
  • 2 xícaras de cebola ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 2 latas de tomate pelado
  • 2 xícaras de tomate maduro picado
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa
  • 2 colheres (chá) de orégano
  • 1 pitada de açúcar
  • sal e pimenta do reino
  • Parmesão e Mozzarella ralados
  • 500g de espaguete cozido al dente
modo de preparar:
  1. Em uma tigela, misturar carne, farinha, cebola e temperar com sal e pimenta. Adicionar água, homogeneizar a mistura, formatar bolas e passar uma a uma em farinha de rosca.
  2. Aquecer azeite em frigideira e fritar os polpettones em fogo médio até ficarem crocantes e dourados. Enxugar em papel absorvente, passar todos a uma travessa e reservar.
  3. Na mesma frigideira, refogar cebola, alho, tomates pelados amassados e os demais ingredientes, menos os tomates picados. Tampar a frigideira e cozinhar por 15 minutos em fogo brando.
  4. Quando o molho encorpar, adicionar tomates picados e cozer por mais cinco minutos, enquanto aquece o forno a 180°C.
  5. Derramar o molho sobre os polpetones e levar ao forno por 10 minutos. Espalhar os queijos ralados por cima, devolver ao forno por mais cinco minutos e servir com espaguete.

Do Lulu Térmico aos food trucks

arquivo pessoal

arquivo pessoal


a paulistana/DIVULGAÇÃO/JC
FOTO A PAULISTANA/DIVULGAÇÃO/JC
Novidades? Poucas: agora, os menus são mais elaborados, os donos preparam a comida, intitulam-se chefs e fizeram algum curso de gastronomia antes de se aventurarem. Têm muitos que nem se pode relacionar a aventura, mas a desemprego ou a mesas vazias em seus restaurantes. Outra noite, jantando com o Flavio del Mese, fui desafiado a adivinhar onde eles (a esposa viajou junto) comiam frequentemente em Honolulu, gastando pouco: "Food trucks!", exultou ele, após alguns palpites fracassados de minha parte.
Bem, neste século, ainda não fui ao Havaí, mas tem sentido: assim como circulam abastados turistas pelas ilhas (acho Maui a mais bonita delas), há também uma multidão de surfistas com dinheiro contadinho, para os quais food truck é um banquete. Ou caras como o Del Mese, que já revirou o mundo várias vezes, têm pouca paciência com cerimoniais e rapapés de restaurantes caros e não querem gastar tempo almoçando.
Bem, desses bistrôs ambulantes, minha mais antiga lembrança é daquele pequeno trailer que o Zé Mauro tinha, na esquina da Independência com a João Telles, justo em frente ao Butikin: o Lulu Térmico. O pessoal saía da boate, onde passava a noite dançando, ou, na melhor fase, assistindo a astros da música, em shows exclusivos (Roberto Carlos, Vinicius, Betânia e Benjor cantaram no porão de Rui Sommer) e ia mordiscar um cachorro-quente, do outro lado da avenida.
A partir daí, foram aparecendo trailers mais bem-equipados - na verdade, uma chapa quente e o respectivo chapista, uma geladeira, água corrente e o caixa - e, com eles, popularizaram-se os hambúrgueres, como o Joe's bem sabia fazer. Surgiram dezenas de opções, com queijo, ovo, bacon, estrogonofe (Sobaka, na frente do Clínicas), os churrasquinhos da avenida Ipiranga, perto do Planetário. Neste, me contou o Renato Pereira, o Xicão tentou uma permuta com os atendentes, mas não saiu negócio.
Semana que vem, publicaremos a parte final deste texto, comentando sobre os food trucks - e food bikes, como essa acima de A Paulistana, especialista em sobremesas. 

Via e-mail


CPM/DIVULGAÇÃO/JC
  • Próxima sexta-feira, Le Baiser Bistrot abre as portas apenas para quem reservar: a chef Belen Ruiz vai apresentar um jantar de culinária espanhola. Couvert, salada mediterrânea de bacalhau, ossobuco desfiado ao vinho branco Xerez e sobremesa. Com meia garrafa de vinho, R$ 110,00 por pessoa. Reservas obrigatórias: (51) 8957-0189.
  • Nova linha de sorvetes Gelato sugere: em uma taça de sobremesa colocar um biscoito de leite, uma bola de sorvete Cappuccino e meia xícara (chá) de café passado, forte e frio. O resultado está na foto.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2015/10/28/72x48/1_viv_19025-381975.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56312a3da347b', 'cd_midia':381978, 'ds_midia_link': 'http://jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2015/10/28/480x320/1_viv_19025-381975.jpg', 'ds_midia': 'via e-mail - segunda nota', 'ds_midia_credi': 'KIBON/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'via e-mail - segunda nota', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
KIBON/DIVULGAÇÃO/JC