Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 29 de Outubro de 2015 às 15:35

Novo, mas nem tanto


fotos PEUGEOT/DIVULGAÇÃO/JC
Reestilizado e aprimorado, Peugeot 308 vendido no Brasil continua, porém, ultrapassado em relação ao europeu. Produzido na Argentina, o carro adota elementos da identidade de design atual da Peugeot, como o capô que se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão. Os faróis, que foram afilados, apresentam interior retrabalhado, que resulta em um visual mais refinado e tecnológico.
Reestilizado e aprimorado, Peugeot 308 vendido no Brasil continua, porém, ultrapassado em relação ao europeu. Produzido na Argentina, o carro adota elementos da identidade de design atual da Peugeot, como o capô que se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão. Os faróis, que foram afilados, apresentam interior retrabalhado, que resulta em um visual mais refinado e tecnológico.
A dianteira dessa evolução parcial do 308 também integra um novo para-choque, que possui, na área inferior, uma grade em acabamento preto, a qual abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina. Na lateral, destaque para as novas rodas de 17 polegadas, com raios múltiplos. A traseira do veículo, onde houve menos mudanças, exibe novas lanternas com iluminação em LED.
Dentro do automóvel, a boa qualidade do acabamento se mantém como um ponto positivo. O painel recebeu quadro de instrumentos com fundo branco e com novos grafismos.
O Peugeot 308 ainda ganhou um novo volante revestido em couro. Os bancos sofreram modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma, aumentando o conforto para os ocupantes. Já o teto panorâmico de vidro garante ótima luminosidade interna.
O hatchback médio teve aperfeiçoado, ainda, seu sistema multimídia. A nova central de infoentretenimento, com tela sensível ao toque de sete polegadas, concentra funções como leitor de MP3 e fotos, entradas USB e auxiliar, conexão bluetooth, streaming de áudio (que permite ouvir músicas armazenadas no celular sem ligação via cabo) e 16 gigabytes de memória interna para armazenar mídia.
O aparelho conta também com navegador na versão Griffe e com as tecnologias Mirror Link e CarPlay, para espelhamento de smartphones. E através do aplicativo MyPeugeot, é possível monitorar, pelo celular, o consumo de combustível, localizar onde o carro foi estacionado, entre outras facilidades.
A configuração top de linha do Peugeot 308, a Griffe, vem com o motor turbo THP Flex, que a Peugeot estreou no crossover 2008. Com injeção direta feita por bomba de alta pressão, o propulsor dispensa mecanismos adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. Sua potência máxima é de 173 cv a 6.000 rpm, enquanto o torque máximo atinge 240,1 Nm a partir de 1.400 giros, em ambos os casos usando etanol.
Acoplada ao motor THP Flex está a nova transmissão automática de seis marchas EAT6, que introduz a função "ECO". Ao mudar o mapeamento do propulsor e as diretrizes de trocas de marcha, a caixa prioriza a economia de combustível.
Na versão intermediária, a Allure Automática, o 308 é equipado com motor 2.0 Flex (151 cv de potência e 215,6 Nm de torque com etanol), associado à transmissão automática de seis marchas AT6II, de segunda geração. O modelo de entrada gama, por sua vez, traz sob o capô o propulsor 1.6 FlexStart (122 cv e 160,7 Nm com etanol), que prescinde do reservatório de gasolina para realizar a partida a frio e faz parceria com um câmbio manual de cinco marchas.
Visando a proporcionar mais suavidade em baixas velocidades, a Peugeot reformulou o conjunto de suspensões no seu hatchback médio, que agora dissipa as irregularidades do piso de forma mais efetiva. As alterações se deram com novas articulações, combinadas a recalibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.
No que tange à segurança, o novo 308 oferece, desde a versão de entrada, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), freios ABS com repartidor eletrônico de força e auxílio à frenagem de emergência. O controle de estabilidade fica disponível a partir da configuração intermediária.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO