Denise Casagrande � consultora em Desenvolvimento de Pessoas Denise Casagrande � consultora em Desenvolvimento de Pessoas Foto: MARCO QUINTANA /JC

Gera��o Y quer aproveitar a trajet�ria

A gera��o Y trouxe toda uma mudan�a de l�gica de trabalho e emprego. Muito disso porque os jovens que a comp�e passaram a vida vendo os pais trabalhando duro e deixando sempre o deleite dos ganhos para depois

A geração Y trouxe toda uma mudança de lógica de trabalho e emprego. Muito disso porque os jovens que a compõe passaram a vida vendo os pais trabalhando duro e deixando sempre o deleite dos ganhos para depois. A consultora em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações Denise Casagrande, que atua há cerca de 30 anos no mercado de gestão de RH - com passagens por empresas como Gerdau, Santher e Suzano -, acredita que esta geração veio para mudar definitivamente a relação quanto ao trabalho, hoje baseada em uma perspectiva de satisfação pessoal e coerência ideológica. Segundo Denise, para empreender e fazer as melhores escolhas, é preciso ter autoconhecimento.
GeraçãoE - Qual a característica essencial de um profissional?
Denise Casagrande - Os profissionais, de um modo geral, deveriam ter três coisas: valores, formação acadêmica e autoestima. Aliás, a autoestima é decisiva para que a gente consiga fazer melhores escolhas e enxergar os melhores caminhos de carreira.
GE - Por quê?
Denise - Os jovens hoje querem muito ser aceitos como são. Isso pressupõe que as pessoas se autoconheçam, para que possam escolher um lugar para trabalhar que tenha a ver com o seu jeito. O melhor dos mundos seria aquele em que tanto as empresas quanto as pessoas pudessem aproximar o seu discurso da sua prática. Isso faria toda a diferença. Acessar uma coisa que converse com os teus objetivos e ideias tem muito mais chance de dar certo. E as empresas procuram talentos e profissionais com atitude, que sejam responsáveis pelas suas próprias carreiras.
GE - O que é esta responsabilidade pela própria carreira?
Denise - A minha geração, que é a geração X, tinha uma orientação para trabalhar durante toda a vida e que ser feliz ou aproveitar de tudo o que construiu aconteceria só depois de se aposentar, aos 60 ou 65 anos. Hoje, as pessoas são muito mais longevas, o mundo mudou completamente em relação a isso. E a geração Y quer aproveitar a trajetória. Quer trabalhar muito, quer se realizar e quer curtir o caminho e aprender no caminho. Essa geração não quer chegar aos 60 anos compassiva por não ter feito algo, porque ela viu a mãe e o pai fazendo exatamente isso. É algo muito legal e legítimo. Na geração X, falava-se em empregabilidade. Agora, a pessoa quer trabalhar. E trabalhar não necessariamente quer dizer estar empregado. Trabalhar significa fazer coisas que tenham um propósito e viver a vida da melhor maneira que eu reconheço que preciso. Por exemplo, para algumas pessoas, pode não fazer sentido ter uma aposentadoria gigante quando chegar aos 70 anos, mas, sim, ter menos, acumular menos, consumir menos. O conceito de trababilidade é novo, esta geração traz isso com ela. Muito por isso, esta geração vai definitivamente mudar a carranca do mundo corporativo.
GE - No meio desta perspectiva e busca de ser feliz, pode haver perda de foco?
Denise - Eu acho que sim. E acho que há o risco de o jovem se perder na superficialidade. Ter relacionamentos superficiais, experimentar superficialmente, tomar decisões superficiais.
GE - A comunicação digital afeta estas relações?
Denise - O LinkedIn, o Whatsapp e o Facebook vêm de fato para conectar as pessoas, mas não consigo imaginar que esta conexão possa substituir a conexão pessoal. Como, na geração X, o grande objetivo de um CV era provocar uma entrevista pessoalmente, este também é o grande objetivo das redes. Não é resolver as coisas por meio digital, até porque têm coisas que não se resolvem desta forma. As redes dão oportunidade de se conectar com mais agilidade, mas é preciso estar preparado para o contato pessoal. Dentro das companhias, as coisas não acontecem só virtualmente.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Mostre seu Negócio