Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Marcas#Artigos#Edição 2015

Marketing

- Publicada em 29 de Março de 2015 às 20:20

Uma leitura para o ano todo

Luiz Borges

Luiz Borges


João Mattos
Luiz Borges
Luiz Borges
A pesquisa Marcas de Quem Decide chega a sua 17ª edição e com novidade: este ano, estará presente em todas as plataformas digitais! Do número inicial de 41 setores pesquisados, o MDQD, que cresce ano a ano, hoje traz cem categorias, além das três categorias especiais Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente. A pesquisa, que é feita em parceria com a Qualidata Informações Estratégicas, sempre esteve em sintonia com o seu tempo.
O MDQD é o único estudo que apresenta em ordem decrescente do 1º ao 5º lugares, simultaneamente, as marcas mais lembradas e as preferidas, levando em consideração as escolhas emocionais e racionais de quem detém o poder de compra. Portanto, complementa a pesquisa tradicional com os princípios da neurociência, que permite entender melhor as respostas dos consumidores a um estímulo em todos os níveis: consciente e não consciente.
Cada vez mais, há provas de que a vontade de comprar produtos e serviços é um processo emocional, no qual o cérebro usa diversos atalhos para acelerar a tomada de decisão. A pesquisa MDQD dá o pontapé inicial para um trabalho de neuromarketing posterior, caso a empresa sinta essa necessidade.
Quero ressaltar, ainda, o rigor científico com o qual o levantamento é realizado. Para a atual edição, foram feitas 650 entrevistas, o maior número desde 1999, quando começou, atingindo todo o Estado, representando um universo estimado em 300 mil gestores de negócios e profissionais - com respostas espontâneas sobre suas lembranças e preferências de marcas.
Nesta edição, o leitor encontra artigos escritos por empresários, executivos, gestores de marcas, publicitários, jornalistas e autoridades sobre tendências mercadológicas. As posições obtidas pelas marcas preferidas e lembradas na pesquisa são ilustradas em mais de 200 gráficos produzidos pela Qualidata, acompanhados de análises sobre cada um dos cem setores avaliados, além das três categorias especiais.
O projeto gráfico foi reformulado, ganhando leveza e ilustrações no conteúdo especial, que foi ampliado. São três matérias de fôlego, começando pela força econômica do interior do Estado, que naturalmente a pesquisa MDQD mostra, como a Randon entre as Grandes Marcas Gaúchas; a Salton, em Espumante; a Lojas Colombo, em Eletrodomésticos e Móveis; a Santa Clara, em Produtos Lácteos; a Miolo, em Vinho; e a Tramontina, em Talher, entre outras. No Rio Grande do Sul, da população total de 10,89 milhões, pelos dados atualizados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), 87% (cerca de 9,5 milhões) encontram-se no Interior.
Uma matéria especial revela que o brasileiro está cada vez mais conectado e em várias telas. É o chamado consumidor multitelas, com muitas informações sobre as marcas, inconstante e flutuante. Para conquistá-lo, surge, então, a narrativa transmídia, que é contar histórias complementares, independentes, em mídias diferentes.
A terceira matéria especial narra casos de empresas que humanizaram suas marcas. O mercado, hoje, vê as marcas como pessoas. Por isso, qualquer uma delas que chegar demonstrando atitudes mais humanas será melhor percebida pelos consumidores.
Ainda nesta edição, estão publicadas imagens do café da manhã realizado no dia 3 de março no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, para divulgação da pesquisa e entrega dos certificados às marcas líderes em cada segmento. Um evento já esperado pelo mercado como uma espécie de abertura do calendário empresarial dos gaúchos.
Agradeço às equipes do JC e da Qualidata por este trabalho de fôlego que dura o ano inteiro, aos pesquisadores e entrevistados, aos diretores de empresas, executivos, publicitários, jornalistas e professores que colaboraram com seu conhecimento para dezenas de artigos sobre branding e aos anunciantes que, há 17 anos, acreditam no projeto MDQD.
Finalizando, mais uma novidade: após essa data, o caderno MDQD torna-se independente. O leitor poderá comprá-lo nas principais bancas do Estado.
Boa leitura e até 2016!
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO